Como aplicar formatação nos textos que você escreve no google talk

Update: Apenas mudança na formação. Texto justificado.

Nem todo mundo sabe, mas é possível aplicar efeitos aos textos enviados pelo google talk. Esses efeitos são:

  • Itálico
  • Negrito
  • Strike through

O que menos gente ainda sabe é como aplicar esses efeitos. =) Eu descobri como fazer por acaso (e não foi lendo o manual do google talk). Por várias vezes, lendo emails de listas de discussão de projetos vi emails usando caracteres especias para dar algum destaque às palavras do texto. Um caractere clássico é o *, usado quando queremos dar alguma ênfase ao termo escrito.

Um certo dia, sem compromisso, acabei escrevendo uma mensagem no google talk usando uma dessas formatações e para minha surpresa, deu certo!! Aí comecei a experimentar outras formas para ver quais eram aceitas nas mensagens instantâneas.

Descobri o seguinte:

  • Palavras em negrito : *palavara* ou *frase inteira em negrito*.
  • Palavras em itálico : _palavra_ ou _frase inteira em itálico_.
  • Palavras com strike through : -palavra- ou -frase inteira em strike through

Quando descobri o negrito e o itálico fui ler o manual do google talk para ver se existiam outros efeitos, em especial o strike through, que na minha opinião era o único que faltava.

Esse post tomou forma pela sugestão de um amigo e porque sempre que converso com alguém pelo google talk, depois de um tempo de papo leio a mesma pergunta:

“Como você faz isso? Como coloca efeitos nos textos?”

Essa pergunta se refere ao fato de eu usar bastante os recursos de formatação de texto do google talk. Uma das pessoas que fez esse questionamento, sabendo que eu tenho esse blog, sugeriu que isso virasse um post pois essa informação tinha sido muito útil e poderia muito bem ser útil para outras pessoas. Então tá aí, um post rápido e que espero que seja útil para muita gente!

Mas lembrem-se, só funciona de google talk para google talk. Isso funciona tanto no cliente que fica embutido no gmail quanto na versão desktop feita pelo próprio google. Se você usa algum outro IM Client esses efeitos podem não funcionar, depende totalmente da implementação que você estiver usando.

Pegadinhas

  • Esses efeitos não funcionam se forem aplicados no meio de uma palavra, por exemplo se você quiser destacar apenas um letra de alguma palavra. Pal*a*vra não será exibido como Palavra e sim como Pal*a*vra, que é como foi escrito originalmente. Pelo que percebi o efeito só funciona em termos isolados, ou seja, termos que possuem um espaço em branco antes e depois.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: