[off-topic] Adicione mais uma loja de informática à sua blacklist

Update: Apenas mudança na formatação. Texto justificado.

Sim, o post é grande. Senta que lá vem a história!!

Esse post, na verdade, é um post off-topic-utilidade-pública e está aqui apenas para demonstrar minha revolta com a atitude de uma certa loja no Rio de Janeiro. Off-topic pois não é nenhuma manha de linux ou nada relacionado a desenvolvimento de software e Utilidade pública pois não quero que ninguém passe pelo que passei com essa loja.

Background

Já comprei mais de 5 máquinas (1 notebook) no centro do rio e nunca me arrependi de nenhuma das compras! Sempre comprei uma peça em cada loja e depois montei a maquina e todas funcionam muito bem até hoje! O Centro do rio (Edifício Avenida central) é realmente imbatível quando o assunto é preço (baixo) de peças para computadores.

Vamos aos fatos

Recentemente comprei minha última máquina. Novamente uma peça em cada loja, até aí nada de novo. Depois que montei pela primeira vez e fui ligar, a máquina simplesmente não ligou! Pensei que pudesse ter ligado alguma coisa errada internamente e para meu azar eu já tinha parafusado a tampa do gabinete! (Nunca faça isso antes de ligar o computador pela primeira vez!!)

Ok, máquina aberta, tudo verificado e aparentemente ligado corretamente. Apenas pluguei a máquina na tomada novamente e apertei o power. Para minha surpresa, a máquina ligou! Achei aquilo tudo muito estranho mas deixei pra lá. Instalei o S.O e já estava feliz da vida! Sensação de dever cumprido! Mais uma máquina bem sucedida.

Essa máquna eu comprei junto com minha irmã (rachamos a grana) e a máquina ficou com ela. Fui embora feliz pois tinha deixado a nova máquina funcionando! Eis que dias depois minha irmã me manda um email dizendo que a máquina não estava ligando! Resolver esse tipo de problema por email/telefone é complicado pois o não liga é muito subjetivo…. Não liga mesmo, ou liga (tem energia) mas não boota? Enfim, fui até lá pra ver o que era esse não liga.

Percebi que a máquina ligava, mas por um período muito curto de tempo! Olhando o computador com a tampa aberta a ventoinha do processador não chegava a dar nem uma volta completa, pegava só um embalo e já parava. O mesmo acontecia com a ventoinha da fonte.

Começamos a reparar que a máquina ligava apenas quando ela queria. =) Mas quando ligava, ficava online pelo tempo que fosse necessário. A ponto de minha irmã não desligar o computador com medo dele não ligar depois!

Eu não desconfiei da fonte pois o computador chegava a ligar algumas vezes, pra mim se a fonte estivesse ruim o computador não ligaria em nenhuma das tentativas! Então, lá vou eu com a placa-mãe na mochila e nota fiscal no bolso! Levei a placa para análise no laboratório conveniado à loja onde comprei a placa-mãe.

Duas semanas depois, ligo pra lá para saber o resultado e o problema que eu expliquei pra eles foi confirmado. Peguei o laudo ténico e na mesma hora (isso era um sábado!) desci até a loja e mostrei pra o vendedor (que provavelmente era o dono). O cara leu o laudo, virou as costas, abriu o caixa, pegou o valor em dinheiro e me entregou! Infelizmente não me lembro o nome da loja e a nota fiscal ficou com o cara, mas essa é uma loja exemplo! (guardem esse fato, pois vocês verão como foi diferente na outra loja!)

Nessa hora eu pensei: “Puts! Nunca achei que esse povo do infoCentro trocaria um produto tão fácil!”

Pra que! Maldita hora em que fui tirar onda porque tinha sido facinho trocar a placa-mãe!

Como a loja não tinha a placa que eu queria, saí em busca de comprar uma nova. Todas as lojas que eu tinha pesquisado no dia anterior não tinham a placa que eu queria e para não deixar minha irmã sem pc (pois ela precisa muito!) eu tinha que sair de lá com uma placa-mãe nova. Então acabei comprando uma que era quase o dobro do preço da que eu tinha acabado de devolver. Tudo bem que era outra marca (muito melhor), tem até interface hdmi! Volto eu, todo feliz, pra montar o computador pela segunda vez e adivinha? Isso mesmo, o computador apresentou os mesmos sintomas! Eu pensei: “WTF!?” É muito azar! Duas placas, de marcas diferentes, compradas em lojas diferentes com o mesmo problema? É demais pra mim!

Mas dessa vez havia uma diferença! Das vezes que o computador conseguia ligar, ele desligava abruptamente. Ele desligava em menos de 5 min. Isso me intrigou! Achei que pudesse ser algum vazamento de energia (quando o gabinete dá choque) que pudesse estar causando esses desligamentos. Enfim, máquina com defeito novamente. =/

Na terça-feira da semana seguinte, minha noiva me fez o imenso favor de ir até o centro e levar a placa para deixar na loja! Eu não poderia ir em nenhum dia da semana pois estaria ou em aula ou trabalhando, e como ela tinha um folguinha na terça de manhã ela quebrou esse galhão!

Pois é, eis que o cara liga a placa na presença dela (minha noiva) e a desgraçada (a placa!!!!!!) funciona perfeitamente!!! Ligava, desligava, ficava ligada o tempo que o técnico deixava e etc. Só agora começamos a desconfiar da fonte!

A fonte é uma Seventeam de 450W, fonte boa!! Todas as fontes que comprei até hoje são Seventeam e nenhuma apresentou problema.

Agora, já desconfiado da fonte fiz o seguinte teste:

Liguei apenas a placa-mãe com o processador e um chip de memória ram (2GB). Nem coloquei a placa no gabinete, testei com a placa em cima de uma mesa mesmo, pois sabia que o sistema desligaria sozinho em poucos minutos! Fiz o teste e não deu outra, tudo não ficava ligado por mais do que 5 min. Depois repeti o teste usando a fonte do meu desktop (Seventeam 420W) e o sistema ficou ligado pelo tempo que eu quis. Liguei até um disco rígido, dei boot no S.O e usei normalmente. Isso me provou que alguma coisa de errado tinha naquela fonte.

Fonte deixada pela primeira vez, dia 20/04/2009

Deixei a fonte com a loja no dia 20/04/2009 e dias depois, por incrível que pareça eles disseram que a fonte estava boa. Segundo o rapaz que atendeu o telefone o  laudo dizia que tinham ligado a fonte em um pc com uma Ultra-mega-power ATI Radeon PQP de seis pinos e etc! Eu, diante do que vi nos meus próprios testes (placa em cima da mesa) não consegui acreditar naquele laudo.

Pausa: O laudo era uma pedaço de papel recortado e colado na caixa da fonte! Patético! =/

Fonte deixada na Logtech, dia 25/04/2009

Peguei a fonte dia 02/05/2009 e o laudo da Logtech comprova que a fonte está ruim!! Que era o que eu esperava, óbvio! O Resultado do laudo é que a fonte está instável e não consegue oferecer durante muito tempo os 450W prometidos.

Desci na mesma hora ( laboratório fica no 23 andar e a loja fica no segundo) acompanhado de um funcionário da Logtech para apresentar o laudo na Hope. Já estava me imaginando saindo do Av. Central com uma nova fonte em mãos. Doce ilusão.

O cara que estava na Hope que, segundo ele mesmo, foi quem fez o teste e colou aquele laudo patético na caixa disse que teria que ficar com a fonte para testar novamente! Mas e o laudo que eu estou na mão?? Não serve pra nada?? Gastei dinheiro do meu bolso a toa??? É, acho que sim.

Special thanks para o pessoal da Logtech, que chegou ao ponto de ligar pra o dono da Hope e explicar pra ele, por telefone, qual era o problema da fonte! Vocês são os cara!

Fonte deixada pela segunda vez, dia 02/05/2009

Como a Hope ignorou o laudo da logtech tive que deixar a fonte para novos testes. Isso era um sábado e o técnico da Hope disse que na segunda-feira já teria o resultado e que era só ligar pra lá! Fui embora puto da vida!

Liguei na segunda-feira e nada!! Não tinham resultado algum de nenhum teste com a fonte. Passei uns dias ligando só para encher o saco, pois já tinha percebido que estavam me enrolando! Um dia liguei e pedi o telefone do técnico pois eu mesmo queria falar com ele e tive que escutar a seguinte justificativa desculpa esfarrapada: “O numero do telefone dele está no meu rádio (nextel) mas acabou a bateria, não dá pra ver”.

Liguei novamente na sexta-feira (dia 09/05/2009) e o tal técnico ainda não tinha testado minha fonte. Falei que aquilo era um absurdo e que minha fonte já estava lá há quase trinta dias e que eu ia no PROCON!

Esperei que eles me ligassem até dia 14/05/1009, pra saber se o técnico havia concluido alguma coisa.

Liguei nesse mesmo dia às 18:10 e falei com o rapaz da loja. Ele veio com um papo brabo de que o técnico perdeu meu telefone… É mole?

Contato final, dia 14/05/2009 – 24 dias após o início da novela.

Enfim, fim da novela!! Eles chegaram à brilhante conclusão de que a fonte está mesmo com defeito (até eu que não sou técnico já sabia disso) e que uma nova fonte já estava lá, reservada pra mim. Olha que prestígio!! Uma fonte reservada!!! Isso é realmente para poucos! =)

Bom, agora a dúvida é se eu vou ou não ao procon para fazer com que eles me devolvam o dinheiro que eu gastei do meu bolso, levando a fonte pra testar em um laboratório, que ironicamente foi indicado por eles.

Nova fonte, dia 16/05/2009

Peguei a nova fonte hoje, dia 16/05. A fonte veio lacrada. Ou é uma nova fonte mesmo ou eles já aprenderam a fazer aquele plástico que encapa a caixa! =)

Vou montar o computador pela terceira vez e espero que seja a última! =)

Depois dessa mega maré de azar com defeito em duas peças em uma mesma máquina, espero não ter mais problemas pelos próximos 10 anos de compras no Info Centro.

Para fechar com chave de ouro, quando fui lá pegar a nova fonte ainda tive que escutar a segunte pérola: O técnico não encontrou nenhum defeito, mas vamos trocar mesmo assim.

O que ele esperava que eu fosse pensar ao ouvir isso? Nossa, olha como eles são bons! Até sem defeitos eles trocam!

Não deu certo! =|

Anotem aí, Hope informática – Edifício avenida central, loja 203, stand 16.

  1. #1 por valdir em 24/04/2010 - 12:00

    POis eh cara, mas tu mandou bem, correu atras.que resolveu.

  2. #2 por Douglas Soares de Andrade em 13/04/2011 - 23:50

    Opa, cheguei ao teu blog pelo wsgid. Mas olha o nome da empresa:

    Hope Informática. HOPE !

    Eles entregaram o que o nome promete: Esperança, meu filho. Esperança !

    haha, parabéns pelo blog e sucesso nos projetos !

    • #3 por daltonmatos em 14/04/2011 - 11:19

      Olá Douglas,

      pois é, Hope… Que nome bem escolhido. =) Descobri tempos depois que a tal loja fechou!

      Obrigado pela visita ao blog e ao wsgid.com, valeu!! Sucesso para você também!

Deixe uma resposta

